setup #06

Quem é você e o que faz?

Meu nome é Maurício Samy Silva e na comunidade de desenvolvimento web adotei o pseudônimo de Maujor.

Nasci em São Francisco do Sul, uma pequena cidade praiana de Santa Catarina, em 20 de julho de 1944 (dia do amigo). Aos 15 anos, meu pai, por falta de condições financeiras para bancar meus estudos fora da cidade, fazendo valer seu direito de sargento do Exército conseguiu uma vaga como aluno interno no Colégio Militar de Belo Horizonte onde aprendi a viver um dia-a-dia sem o carinho da família, mas que em contrapartida me ofereceu o início de uma formação estudantil sólida, moldou meu caráter e ensinou-me o valor da disciplina e da hierarquia. Valores que cultuei e cultuo por toda minha vida.

Do CMBH fui para a Academia Militar das Agulhas Negras, onde fui declarado Aspirante a Oficial do Exército Brasileiro em 1965. Em 1972 ingressei no IME – Instituto Militar de Engenharia –, onde me formei em Engenharia Civil. Em 1976, no posto de capitão, ingressei no Magistério do Exército e fui ser professor de Geometria Descritiva e Matemática no Colégio Militar do Rio de Janeiro onde permaneci até o posto de Coronel, passando para a reserva em 1990.

Meu envolvimento com computadores de grande porte se deu como aluno do IME, onde aprendi a programar com uso de FORTRAN e perfurar cartões nas madrugadas da Praia Vermelha, local no Rio de Janeiro onde fica a estação do teleférrico para o Pão de Açúcar. Depois tive contato com o CPD da PUC Rio, não como programador, mas na qualidade de engenheiro projetista de instalações para computadores de grande porte.

Meu primeiro "computador" pessoal foi uma máquina de calcular HP-35 importada pelo IME, para seus alunos. Cabe ressaltar que não existiam máquinas de calcular no Brasil naquela época e os cálculos eram feitos com uso de régua de cálculo. Jurrásico!

Meu segundo computador pessoal para valer foi um TK-80 adquirido em 1982, que desde então sempre atualiza meus modelos de computador pessoal.

Me envolvi com web em 2000, já na reserva (aposentado) do Exército com 56 anos. Tudo começou com a montagem de um site, no FrontPage, para o Abissal Clube de Pesca do qual eu era o Presidente e o faz-tudo.

Ao descobrir como fazer um site, a paixão foi tão grande que comecei a estudar tudo sobre sites, importar livros de programação e estudar os documentos do W3C.

Depois de 3 anos estudando, adquiri habilidades e conhecimentos que naquela época não eram conhecidos no Brasil. Falou alto minha veia de professor e educador. Resolvi montar o site do Maujor para divulgar o que eu havia aprendido.

Hoje continuo me dedicando à transmissão do conhecimento e curtindo intensamente meus dois netos e duas netas.

Ah sim! Nunca trabalhei em uma agência web ou participei de uma equipe web. Não sei como é o dia a dia do profissional web e acredito com convicção que se eu tivesse uma formação acadêmica voltada para atividade web certamente contribuiria muito mais com a formação de novos profissionais.

Qual hardware você usa?

Computador de trabalho: DELL Inspiron One 2330 com processador Intel Core de 3ª geração i5-3330S, memória de 6GB, disco rígido externo SATA de 1TB e tela de 23 polegadas Touch Screen, rodando Windows 8.

NoteBook: Samsung RV415 rodando Windows 8.

Tablet: Samsung GT-P5110 rodando Android 4.1.1.

Smartphone: iPhone 5.

E, um velho Samsung de gabinete com monitor Samsung de 24 polegadas rodando Windows XP que conservo para eventuais consultas a existência de antigos arquivos aparentemente "desaparecidos".

Qual software você usa?

O navegador de trabalho é Firefox e uso também Chrome, Opera, IE7 e IE10 e Safari em Windows para testes. Meu cliente de email é o Outlook 2013 configurado para receber as mensagens do Gmail que também recebe minhas contas de email do domínio maujor.com.

Para trabalhos de engenharia e pessoais uso AUTOCAD 2014, Word e Excel 2010. Meu editor de texto é o Dreamweaver CS6 e o de imagens o Fireworks 8.

Uso PHP básico com MySQL para desenvolver scripts para meu site. Um software que gosto muito é o Beyond Compare para comparação de arquivos. Aliás, estou aguardando a versão para Windows 8.

Meus backups estão em HD externo, no DropBox e no SkyDrive. Sou maníaco por backups, desde há tempos quando perdi todos meus arquivos.

O que te motiva a fazer o que faz?

Minha motivação continua a mesma de quando comecei com a diferença que cresce dia a dia e que se resume em: Transmitir conhecimentos, principalmente para quem está se iniciando na carreira. O efeito colateral disso é uma sensação incrível de dever cumprido, que me motiva ainda mais. Quando em eventos de TI, principalmente, recebo depoimentos relatando a gratidão de iniciantes e de profissionais reconhecidos no mercado agradecendo o que aprenderam ou têm aprendido no maujor.com. São depoimentos sinceros e despretenciosos, os mais variados, que me arrepiam até a alma.

Um hobby?

Já tive vários hobbies, cada um próprio a uma fase da minha vida de 70 anos. Minha formação militar sempre me colocou em contato com atividades físicas e desde os 14 anos gosto de jogar volleybol.

Maujor na praia de Copacabana.
Maujor na praia de Copacabana.

Hoje sou sócio de uma rede de volley de praia localizada na altura da Rua Figueiredo de Magalhães em Copacabana denominada Vovoley. A rede é armada sete dias por semana das 06:30h às 11:30h, e é ali que descarrego eventuais tensões, brigo e xingo respeitados senhores de 70/80 anos, bato papo à sombra da lona armada no local e dou minhas cortadas já não tão potentes e manchetes já não tão precisas.