setup #22

Quem é você e o que faz?

Meu nome é Igor Dutra Sobreira, nasci em João Pessoa–PB. Não tive muito interesse por computadores quando criança e adolescente. Aos 9 anos comecei a velejar de windsurf com meu pai, que até hoje tem uma loja de windsurf em João Pessoa, e por conta disso sempre fui muito envolvido com o esporte, inclusive com competições.

Meu envolvimento com computadores veio aos 17 anos quando entrei no CEFET-PB, hoje IFPB, para cursar Telecomunicações, ainda sem saber o que queria da vida. Lá, durante as aulas de introdução a algoritmos com Pascal, nada animador, um amigo me apresentou Python e Linux, a partir daí surgiu o interesse por programação.

Comecei brincando com Python e Linux, passei por várias distribuições como Ubuntu, Fedora, OpenSuse, Gentoo. Fiquei bastante tempo com Ubuntu e GNOME. Meus primeiros programas foram para desktop usando GTK e Python. Quando me interessei por web transferi meu curso no IFPB para Sistemas para Internet e comecei a aprender a fazer sites com Django.

Foi a comunidade open-source que me motivou desde o início. Ficava impressionado com a quantidade de voluntários dispostos a te ajudar no IRC e em listas de discussão sobre qualquer assunto, qualquer hora. Aprendi bastante nas listas python-brasil e django-brasil. Meu envolvimento com a comunidade Django Brasil me fez conhecer alguns desenvolvedores da Globo.com. Quando terminei meu curso fiz entrevista para lá e passei, foi quando me mudei para o Rio de Janeiro.

Na Globo.com comecei trabalhando com Python e Django na área de Entretenimento, desenvolvendo uma plataforma para criação de sites das novelas da TV Globo. Depois de um ano mudei de área dentro da empresa e fui para Vídeos, onde trabalhei com streaming de vídeos ao vivo e muitas tecnologias diferentes (Linux, Flash Media Server, Nginx, ActionScript, Python, Ruby, Lua, C, Puppet, MongoDB, Redis, entre outros). Participei de projetos como o PremiereFC e o Big Brother Brasil. Como a Globo.com desenvolve tudo desde o player até o datacenter, tive a oportunidade de trabalhar em todos os níveis do processo, desde configuração de encoder de vídeo, passando pelos servidores até a implementação do player no browser.

Depois de dois anos e meio vi uma vaga em uma start-up no Havaí buscando programadores Python. Quase não acreditei que poderia trabalhar com TI, na plataforma que mais tenho experiência, no lugar que sempre sonhei em conhecer desde criança. Acabei conseguindo a vaga e me mudei para o Havaí em Outubro de 2012.

Hoje moro em Kailua, na ilha de Oahu. Trabalho na Real Geeks, onde fazemos sites para o mercado imobiliário americano e sistemas de gerenciamento de clientes para corretores de imóveis. Ainda uso principalmente Python, Django e outros frameworks como Tornado e Flask em servidores Linux. Nos ultimos meses também tenho usado Go para fazer serviços de backend, APIs, etc.

Qual hardware você usa?

Atualmente uso um MacBook Pro 15" core i7 com 16GB de RAM. No escritório tenho um monitor extra, mas confesso que às vezes nem uso o monitor porque a qualidade do retina display do MacBook é bem melhor! Também tenho um segundo monitor, que não tenho usado muito por ser antigo e a qualidade não é muito boa. Para conectá-lo no MacBook tenho um adaptador USB/DVI da DisplayLink, funciona bem mas é um pouco lento, inviável para assistir vídeos mas bom o suficiente para trabalhar na linha de comando.

Workspace de Igor Sobreira na Real Geeks.
Workspace de Igor Sobreira na Real Geeks.

Eu sempre gostei de teclados de notebook, com teclas bem baixas, por isso gosto bastante do teclado Apple sem fio. Costumo usar o teclado do MacBook também, mesmo com o monitor externo. Gosto de mudar a posição das mãos e braços um pouco de vez em quando. Recentemente comecei a usar o Magic Mouse da Apple também e tenho gostado. Como smartphone tenho um iPhone 6, mas nunca fiz aplicativos para iOS.

Hardware não relacionado a tecnologia mas que também uso frequentemente são minha canoa, uma Pueo II Ultralight. E meu equipamento de windsurf, atualmente estou com uma vela Naish Force 5.0 2012 e uma prancha JP Freestyle Wave 85L 2011. Pratico windsurf desde criança, e comecei na canoagem havaiana depois que mudei para o Havaí.

Qual software você usa?

Estou sempre no Mac. Algumas máquinas virtuais usando Vagrant e VirtualBox rodando Linux (CentOS ou Ubuntu Server). Alguns serviços usando Docker.

Programo no Vim, nunca me acostumei com nenhuma IDE, prefiro editor e linha de comando. Minha configuração no Vim é bem simples, o principal plugin que uso agora é para formatação de código Go com gofmt, realmente útil.

Uso iTerm2 como terminal e bash. Chrome é meu browser principal. Só uso Firefox e Internet Explorer para testes, mas tenho feito pouca coisa de front-end. HipChat para o chat da empresa, Limechat para IRC, Spotify para músicas.

Principais linguagens são Python e Go por opção e Javascript quando necessário. Uso Git o tempo inteiro e Github como repositório e issue tracker. No trabalho nossos dados estão em MariaDB ou MongoDB, também uso Memcache, Redis, RabbitMQ e Beanstalkd. Varnish ou Nginx como servidor de proxy e/ou caching. A maior parte da nossa infra-estrutura é automatizada com Puppet, mas novos projetos estão usando Ansible e as aplicações rodando em Docker.

O que te motiva a fazer o que faz?

Eu costumo dizer que gosto de resolver problemas de pessoas normais, por acaso usando software. Eu gosto muito da sensação de conversar com uma pessoa, entender um problema que ela tem (ou nem sabe que tem) e resolver usando software.

Além disso os constantes desafios técnicos me mantém interessado a sempre aprender algo novo.

Um hobby?

Windsurf é meu principal hobby desde criança. Agora morando no Havaí, comecei a fazer canoagem havaiana, é um esporte muito tradicional e popular aqui. Kailua, a cidade onde moro, tem condições perfeitas todos os dias. Por causa disso existem muitas competições aqui e em outras ilhas. A mais tradicional é a Moloka’i Hoe, uma prova de 62km saindo da ilha de Moloka’i e chegando em Oahu. Participei ano passado e não vejo a hora de ir esse ano de novo. Sempre gostei de competir de Windsurf e agora estou bastante envolvido com as competições de canoagem.