setup #21

Quem é você e o que faz?

Sou o Felipe Moura, tenho 29 anos e atuo com desenvolvimento há quase uma década. Cresci em Viamão (cidade satélite à capital gaúcha), mas sou nascido em Porto Alegre, pra onde voltei aos 20 anos de idade e onde moro e trabalho atualmente.

Antes de me formar em Análise e Desenvolvimento de Softwares, me tornei técnico em informática, o que me abriu portas para o início da carreira, e para entrar na área de desenvolvimento.

Tenho cursos em diversas tecnologias, sou certificado PHP e tenho também cursos de Gerência de Projetos. Atualmente estou fazendo uma Pós-Graduação em desenvolvimento mobile. Acredito que seja importante se manter atualizado na sua área, mas é também interessante conhecer outras áreas, sair da zona de conforto!

Dou aula em cursos, ministro palestras e escrevo artigos sobre tecnologias variadas, e já dei algumas entrevistas para revistas, tv e jornal. Trabalhei com quase tudo que se pode imaginar, dentro e fora da informática! Se ficou curioso, pergunte- me sobre isto um dia, em um bar, as histórias são longas!

Meu primeiro emprego como desenvolvedor foi em uma empresa de mapeamento cartográfico, onde desenvolvia um sistema em PHP com PostGIS e informações de GPS com muito JS. Felizmente tinha um tutor que era muito bom, e aprendi muito lá!

Depois disso fui para outra empresa do setor financeiro, onde fui por 4 anos o responsável pelo ambiente e desenvolvimento web de toda sua plataforma e sites. Me tornei líder técnico de uma equipe, me aprimorei e adquiri muito mais maturidade profissional.

Fui para uma empresa trabalhar com um time remoto norte americano, e posteriormente, entrei no Terra, onde trabalho até então como Analista e Desenvolvedor Sênior. Sou um dos criadores e responsáveis pelo framework front-end do Terra, usado por todos os desenvolvedores. Mas dentro da empresa, já participei da criação da arquitetura de algumas plataformas, implementação de narração realtime, interfaces para eventos (como do PanAmericano e Olimpíadas), entre outros.

Sempre fui apaixonado por JavaScript! Comecei a aprender lógica com C e Pascal, mas a primeira linguagem em que fiz algo útil, foi o JavaScript! Mas nunca tive aula da linguagem! Simplesmente não existiam cursos na época, ou mesmo material em português! Faculdades ou cursos técnicos não tocavam no assunto, e não tinha por que, afinal, praticamente não existiam vagas focadas em desenvolvimento JS no mercado! Jaydson (meu primo, que começou a programar junto comigo) também era um fã de JS, daí nasceu o desejo por fazer o JS crescer no país! Ouvimos falar da JSConf nos EUA, e resolvemos fazer uma aqui! Com a ajuda do Christiano Milfont fizemos a primeira BrazilJS, e de lá para cá, o evento "pegou embalo"! Novos eventos surgiram, a BrazilJS Foundation nasceu, e ficamos muito felizes em ver como há gente boa e motivada na área, no Brasil!

Aparte disto, também estava por trás de alguns outros projetos que acabaram ficando um pouco conhecidos, como a PHPDevBar e a BotãoTeca (ambos, aposentados hoje em dia).

Qual hardware você usa?

Tenho dois ambientes de desenvolvimento, um em casa, e um no trabalho.

No trabalho: Uso um iMac 22' com um monitor extra, em pé, de 24'. O iMac acaba ajudando por que posso usar o PhotoShop (que estou mais familiarizado do que o Gimp) e um prompt de linha de comando descente! Além disso, o iMac permite que eu "debugue" no iPhone remotamente usando o Safari sem muito stress. Lá, também encontra-se meu fone de ouvido, é claro, e muitos brinquedos!

Em casa: Procurei por 6 meses até encontrar "a sala perfeita"! Lembro até o Sheldon! Um ambiente onde eu pegue bem o ar condicionado, escute bem as musicas, possa assistir tv sem parar de programar, utilizar a televisão também como "telão", etc.

Workspace da casa de Felipe Moura
Workspace da casa de Felipe Moura

Acho que posso dizer que uns 90% do meu tempo é usando o teclado! Em ambos os ambientes utilizo teclado e mouse sem fio, mas em casa, eu "escolhi o teclado a dedo"! Um dia fui a uma loja e fiz o vendedor abrir todas as caixas de teclado. Em cada um deles eu digitava alguma coisa, até encontrar o que eu queria! Uso um teclado Microsoft Laser Confort 5000 ABNT-2.

Em casa, utilizo um MacBook 13' que não é dos mais fortes, mas o HD SSD dele faz parecer NOVO! Tenho também um PC, que tem uma bela placa de vídeo (até por que gosto de praticar com Blender, desenho 3D e Photoshop), 16GB de RAM, 2.5TB de HD e um processador Asus QuadCore que não lembro os detalhes agora.

Tenho um monitor de 22 polegadas e uma televisão de 42' que uso, ambos, como monitores tanto para o PC quanto para o MacBook. Acho que monitor, nunca é de mais! Se eu tivesse 4 monitores, iria precisar de 5!

Meus, tenho aparelhos de celular Android (um LG G3) e um FirefoxOS. Mas no trabalho sempre usamos tablets e iphones também.

Qual software você usa?

Eu "uso e abuso" dos softwares! Por exemplo, estou SEMPRE com no mínimo o Chrome e o Firefox Developer Edition abertos, e cada um com pelo menos umas 50 abas. Alguns dizem que abas são um vício, ou que são desorganização, mas comigo, funciona!

Como ferramentas office, utilizo oficialmente o Google Docs! Inclusive, pago os 5 dólares mensais para ter mais espaço. Vale a pena!

Emails, utilizo o Gmail, no browser mesmo. Meus outros e-mails todos são redirecionados pra ele, também. Dica, filtros e labels estão lá pra te ajudar! E no Gmail, funcionam muito melhor que no Outlook! Uso no browser o TweetDeck, e no celular a app do Twitter mesmo. O Calendar do Google com a sincronia do celular são vitais pra um desmemoriado como eu.

No celular: Tenho muitas apps instaladas, entre elas: Calendar do google (como minha vida funciona), Google Keep (lista de afazeres), SRO Mobile (dos correios, para rastrear encomendas), Nova Launcher (um launcher mais leve e bem bonito com efeitos legais), Ticket (descobri há pouco, e é bem útil). Apps sociais (Facebook e Messenger, Hangouts e Google+, Twitter, Whatsapp, LinkedIn, Gmail, Slack, Skype, Github e Swarm).

No Desktop/Notebook: No PC, tenho dual boot (Windows 7 e Linux Ubuntu), sendo que cada um deles tem uma máquina virtual (Virtual Box) do oposto. No trabalho, tenho no meu Mac uma máquina virtual com cada IE, do 8 ao 11.

O terminal é sempre meu companheiro, e no caso do mac, utilizo o iTerm2. No windows, uso o do Git e quando preciso, Putty. Gosto de dividir os terminais para poder "estar em mais de um lugar ao mesmo tempo".

Desenvolvendo: O Github é a plataforma que utilizo tanto na empresa quanto para open source, porém, quando quero ter algum projeto privado com Git, utilizo o BitBucket, que é bem bom também.

Uso editores como uso browsers! Normalmente tenho duas janelas do SublimeText 2, cada uma com uns 6 arquivos abertos. Tento separar arquivos server- side dos client-side. Mas acabo mantendo o mesmo com o Brackets, e com o Atom, outros dois editores fantásticos. No windows, eventualmente apelo pro Notepad++ também.

Para versionar, hoje em dia só uso Git ou Mercurial, normalmente sem uma interface gráfica, o github já é uma interface gráfica fantástica e o bitbucket também atende bem a demanda.

Tecnologias: Mas bah! Hoje tenho trabalhado muito em node, JavaScript, vanilla, ES6+, CSS3 e HTML5 entre outros, mas já lidei com C, Pascal, Java, Perl, Python, Bash, e PHP. Trabalhei muito com Postgres como base de dados, MySQL, SQLite e atualmente MongoDB também.

Utilizo Grunt como task manager, mas o gulp tem me chamado a atenção também! Faço muita coisa vanilla, mas uso também transpilers de ES6 (es2015) para ES5, e compiladores CSS, como Sass e Stylus.

O que te motiva a fazer o que faz?

Sou apaixonado por "criar", construir, e me encanta pegar um arquivo em branco, e no final, ter alguma ferramenta útil! Algo que vai ajudar alguém! Quando criança, dizia que queria ser um inventor quando crescesse, e hoje, eu digo que SOU!

Mas é claro, boa parte da motivação vem do feedback positivo me empurrando pra cima, ou negativo, me endireitando na direção certa! Ver que a BrazilJS por exemplo, ajuda alguém a conseguir um emprego bacana, ou a descobrir uma tecnologia nova, ou inspirar alguém a produzir outro evento levando conhecimento a mais alguém, me deixa bastante empolgado em fazer mais, também!

Um hobby?

Sou apaixonado por música e filmes, então, alguns dos meus hobbies são tocar guitarra/violão, ou assistir um bom filme ou série. Me ajuda a relaxar, e quando estou tocando violão, me esqueço do resto do mundo! Gosto de filmes criativos, que me surpreendam. Gosto de "avaliar" os filmes, como o trabalho do diretor, dos atores, enredos, etc. Gosto de jogar um video game pra relaxar de vez em quando, mas é mais raro conseguir tempo pra isto! Neste caso, curto games estilo The Last of Us, Tomb Raider, Silent Hill ou Splinter Cell.