setup #09

Quem é você e o que faz?

Me chamo Diego Eis, sou de São Paulo. Atualmente sou coordenador do time de front-end da Locaweb e para mim, oficialmente, este foi meu primeiro emprego. Antes disso me aventurei no mundo do empreendedorismo. Abri uma empresa onde passei bons 6 anos fazendo projetos e ensinando pessoas de grandes empresas.

Eu não tenho formação muito por causa desse inicio empreendedor. Isso é bom e ruim. E não aconselho ninguém a não fazer faculdade se tiver oportunidade.

Aqui na Locaweb eu sou responsável pelo time de front-end, onde passamos a maior parte do tempo cuidando da estrutura de código client-side dos produtos e mantendo um framework onde 90% dos produtos SaaS/IaaS/PaaS da Locaweb utilizam.

Mas o que me ocupa mesmo é o Tableless. O Tableless foi um dos primeiros websites no Brasil a falar sobre desenvolvimento com padrões web. Criei o Tableless em meados de 2003. Antes disso eu só havia aprendido a fazer sites de uma forma: usando tabelas. Com a guerra dos browsers e todo o reboliço daquela época, comecei a me aprofundar e a ler mais sobre o assunto de produzir código seguindo os padrões web. Como estava aprendendo bastante, resolvi aplicar estes estudos em algo mais concreto, buscando fixar melhor o assunto. Foi aí que criei o Tableless e uma área chamada Convertidos, que serviu para divulgar o que eu estava aprendendo. De uma hora para outra as visitas aumentaram, pessoas se interessaram, o blog tomou forma e cresceu.

Hoje, além do blog que conta mais de 20 autores entre convidados e voluntários, mantemos um fórum, um repositório de vídeos tutoriais, uma comunidade no Facebook, um Twitter (@tableless) bem movimentado e um evento anual, chamado Tableless Conf, feito para poucas pessoas (150) com o intuito de aproximar mais os palestrantes dos ouvintes. Além dos serviços que fazemos para empresas que precisam de bom código front-end, websites em Wordpress e codificação back-end.

Muitas das minhas conquistas aconteceram por causa do Tableless. Ensinei muita gente, aprendi muita coisa. Tenho o orgulho de saber que vários dos muitos ótimos desenvolvedores brasileiros que conheço aprenderam pelo menos uma coisinha com o site.

Qual hardware você usa?

Eu uso um MacBook Pro Retina de 13". É perfeito porque viajo demais por causa de palestras e principalmente por causa das aulas. 13" é o tamanho perfeito para trabalhar remoto. O peso é aceitável e por isso não trocaria por um de 11". A tela retina me acostumou muito mal, por isso estou pensando em trocar meu monitor LCD antigo por um Cinema Display. Mas pra isso eu preciso planejar um assalto para poder angariar fundos e finalmente comprar um.

Eu tenho um iPhone 5S que me quebra um galho gigante quando estou longe do meu notebook. Mas o que eu amava mesmo era o meu antigo HTC Ultimate com Windows Phone.

Escritório. Onde Diego trabalha com o Tableless.
Workspace do escritório. Onde Diego trabalha com o Tableless.

Comprei recentemente um Sony SRS-BTX500 para o escritório. O som é ótimo e a bateria é espetacular. Não gosto de sons gigantes, por isso esse me serviu muito bem.

Mas um gadget inseparável mesmo é o meu FitBit One. Ele é um pequeno sensor que guarda dados como quantidade de passos, perda estimada de calorias, quantos andares subi e uma série de outros dados. Juntamente com o app deles, consigo ter acesso a todos os dados das minhas atividades físicas.

Qual software você usa?

Com certeza o primeiro da lista é o sistema do FitBit. Eu uso o tempo inteiro para guardar o que eu como, bebo e atividades físicas.

A home do meu iPhone tem os 4 apps que mais uso: Tweetbot, VSCO Cam, Mail e Bible (YouVersion).

Ainda no iPhone tenho os essenciais Evernote e Netflix. Há também um ótimo App que me ajuda a controlar os dados de consumo e gasto de gasolina chamado Gas Cubby.

Para desenvolver uso o Safari como browser principal e o Sublime Text para codificar. Estou testando e gostando muito do Brackets. Não falta muito para ele desbancar de vez o Sublime Text, mas agora com o advento do Atom, a brincadeira começa a ficar mais interessante. Até lá, vou usando os dois. Diariamente uso Jekyll, Middleman, Git e Bootstrap.

Para gráfico uso Adobe Illustrator a maior parte do tempo e Photoshop.

Desde que o Google Reader morreu, migrei para o Feedly.

O que te motiva a fazer o que faz?

Me motiva muito ajudar a movimentar uma comunidade e a levar as boas práticas de desenvolvimento web para o Brasil inteiro. O mercado brasileiro é tão desnivelado em relação ao mercado gringo, que o desafio de ensinar e compartilhar informações de qualidade para desenvolvedores do país inteiro se torna um desafio diário.

Um herói?

No caso, uma heroína: minha mãe.

Outro dia parei para pensar no caminho que percorri e tentei saber exatamente o que me fez chegar onde cheguei. A minha conclusão foi que se minha mãe não tivesse me colocado na escola certa eu não teria a religião que tenho hoje, não teria conhecido os amigos que tenho até hoje, não teria conhecido meu sócio na primeira empresa, não teria me interessado por internet, não teria conhecido minha mulher e não teria conseguido tão cedo meu primeiro computador.

Com uma decisão minúscula (nem tão minúscula assim, porque ela trabalhava num turno de 36 horas por 12 de descanso para pagar a escola), ela traçou a minha vida inteira.