setup #29

Quem é você e o que faz?

Meu nome é Michael Lancaster, tenho 26 anos e nasci na cidade de Jundiaí-SP mas já morei em Ribeirão Preto-SP e São Paulo. Hoje moro em Chicago, EUA, onde cheguei 5 anos atrás.

Aqui trabalhei em vários lugares como na Leo Burnett, Orbitz e Isobar. Hoje trabalho como Software Engineer em uma startup chamada uptake, onde em 3 anos já tem mais de 700 pessoas. Alguns dias atrás entreguei minha carta de resignação para meu manager.

Em 2 semanas me mudo para San Francisco para trabalhar na Mesosphere, onde vou desenvolver e contribuir com projetos open source e enterprise para pessoas técnicas como DevOps e Software engineers.

Minha história é longa mas vou tentar ser breve. Meu pai me deu um Toshiba modelo Satellite por volta dos meus 13 anos de idade (sempre tive a impressão de ter começado "tarde" em comparação com outros) e naquela época a única coisa que eu fazia era jogar Battlefield e Call of Duty com meu irmão (ele tinha outro laptop).

Tempo vai tempo vem e minha curiosidade por tecnologia em geral aumentou, e com isso fui explorando fazer mais coisas com meu computador, como tentar várias distribuições do Linux, depois de muito ver na TV notícias sobre hackers eu decidi que iria trabalhar com Segurança da Informação, então com isso eu decidi entender como hackear computadores para saber protejer. Comprei vários livros como o famoso Universidade Hacker, durante a noite (normalmente entre meia-noite e 6 da manhã) eu tentava hackear o máximo de computadores possíveis, apesar disso nunca fiz nenhum mal para pessoas, mas digo que ví muita coisa bizarra que usuários faziam, haha. Uma coisa levou a outra e comecei aprender a programar para poder fazer meus softwares de ataque e proteção, mas cada dia eu trocava o que queria aprender, nisso comecei a usar Orkut e lá descobri que eu podia usar HTML/CSS/JS no campo de compartilhar, decidi entrar em um curso de web design, terminei o curso ai foi quando tudo começou a ficar mais sério, então decidi fazer curso técnico de informática.

Terminei o Técnico em Dezembro comecei a trabalhar em Fevereiro como desenvolvedor Front End para Pivot, que fazia trabalho web para várias agências grandes como África, ID\TBWA, Lew'Lara\TBWA, Y&R e várias outras. Aprendi muito pois era meu primeiro emprego e a rotina era pesada (chegavam a dormir na agência), meu sênior foi como um pai e me ajudava sempre que eu precisava.

Trabalhei em outra agência chamada DBR, onde também a rotina era super pesada (cheguei a passar noites no escritório) mas aprendi ainda muito e conheci pessoas incríveis, depois de algum tempo resolvi criar minha oportunidade de morar aqui nos EUA pedindo para meus chefes para trabalhar remotamente. Aceitaram.

Vim para os EUA estudei, inglês por conta própria e 3 meses depois consegui arrumar meu primeiro emprego na terra das oportunidades, esse foi um dos dias mais felizes da minha vida. Passou o tempo, mas sempre procurando me manter inspirado e atualizado, fui para San Francisco e conheci um pessoal ainda mais inspirador e a gente bateu um papo legal.

Contribui com a comunidade desenvolvendo, palestrando e ajudando projetos open source, como o Foundation framework, criei o Soundnode para portar o SoundCloud para desktop, no qual sem duvida foi um dos projetos mais legais que criei/participei, e isso me levou a ter propostas de trabalho incluindo a própria SoundCloud. Atualmente foco no Solshal que, como o Soundnode, surgiu de um problema pessoal.

Qual hardware você usa?

Meu segundo computador foi o Macbook Pro (foi uma fortuna no Brasil, mas um ótimo investimento). Com 4 anos de muito uso decidi comprar outro então fui com MacBook Air tamanho 13 polegadas com 8GB de memória, processador 2.2 GHz Intel Core i7 e 512GB flash drive, por ser mais leve, bonito e simples. Também tenho mStand, uso iPhone 7 e carrego meu laptop e acessórios com a mochila Ogio newt-15, outra coisa que gosto muito é o Apple TV, tenho a versão antiga desde quando cheguei ao EUA, mas logo que lançou a nova versão eu comprei e estou ainda mais satisfeito. Também uso o google home para escutar podcasts, música, fazer perguntas aleatoriamente, escutar notícias e usar o cronometro quando estou cozinhando, desse jeito não uso a mão suja.

No trabalho uso Macbook Pro retina de 13 polegadas, 16GB de memória, 22.5GHz Intel Core i7 e 512GB flash storage, monitor Apple Thunderbolt 27 polegadas, teclado Apple Magic Keyboard e mouse Logitech Performance MX, headphone Beats Solo, adoro minha desk porque posso calibrar a altura (sentado ou em pé) onde procuro trabalhar em pé depois do almoço, também uso a bola de yoga para ajudar fortalecer meu core (existe a maneira correta de sentar).

Workspace de Michael Lancaster
Workspace de Michael Lancaster.

Quando o clima ajuda vou e volto de bicicleta para o trabalho (faz muito frio aqui em Chicago na maior parte do ano), tenho uma Cannondale CAAD8 Claris.

Qual software você usa?

Quando estou no computador, provavelmente vou estar programando, mas tento manter o uso de ferramentas no mínimo possível. Slack, WhatsApp e Messenger para comunicação em casa e no trabalho. Gmail para emails.

Uso WebStorm, pago no meu Mac pessoal por meus projetos serem baseados em Node/Javascript e Webstorm é incrivelmente integrado com Javascript, entao ajuda bastante a ser produtivo em geral, no trabalho uso IntelliJ por ser back-end Java, mas tem basicamente as mesmas features que o Webstorm. Nos últimos meses tenho usado bastante o VS Code.

Em geral, seja no meu computador pessoal ou da empresa, sempre tenho

iTerm 2, Oh My Zsh com base16-shell como terminal, Vim para edição rápida sem sair do terminal, Git para controle de versão, Homebrew para ajudar na instalação de coisas como MongoDB/Redis, etc. Docker para gerenciar o ambiente dos meus projetos de forma que possa ser o "mesmo" em diversas plataformas, SSH para conectar com AWS e Github private para gerenciar meus projetos pessoais. Tenho o Chrome como meu browser principal, mas também tenho Firefox e Safari, para testes no IE eu uso VirtualBox.

No meu último projeto pessoal, estou utilizando tecnologias como Nginx, NodeJS, mongoDB, AWS EC2 e S3, Docker, Json Web Token, React stack (React/Redux/React-Router), ESlint, Webpack, Gulp e outras coisas como encriptação bcrypt no back-end.

Como normalmente fico no computador até tarde, F.lux ajuda e tirar aquela pressão chata da luz nos olhos, também uso Evernote para colocar minhas ideias, notes e coisas aleatórias, Solshal para salvar e organizar meus links, para escutar música na maioria das vezes, Soundnode, outras Spotify.

Trello para ajudar a gerenciar quase tudo importante, uso o Mint para ver onde meus gastos mensais estão indo, Wunderlist para listas (compras, comida, etc).

Como a maioria das pessoas hoje em dia, eu também tento usar serviços na cloud como Google Photos e Dropbox.

O que te motiva a fazer o que faz?

Eu gosto de aprender, e isso pode ser de como pedalar mais rápido sem gastar energia até como criar projetos IoT, mas programação foi onde encontrei aquela necessidade de sempre continuar aprendendo da forma que acho melhor sem me enjoar rápido.

Ser programador/a é uma das poucas profissões que você pode criar algo simples que pode resolver problemas para pessoas, é tangível, é criativo e isso me inspira em continuar criando. Mas acredito que não seja para todos.

Um hobby?

Pratiquei muito esporte desde criança, Judô, Karatê, Futebol, Capoeira, Natação. Mas foi o Brazilian Jiu-Jitsu que me deu prazer de aprender mais e mais, desafios que vou levar para a vida toda, comecei aos 16 anos e pratiquei mais ou menos até 18 anos de idade, a vida adulta aconteceu e fiquei 6 anos parado. 1 ano atrás resolvi voltar com uma rotina definida e estável, voltei com tudo e hoje pratico pelo menos 3 vezes por semana, onde a maioria é 5 vezes por semana. Vejo o BJJ como xadrez humano onde você sempre precisa estar um passo a frente do oponente e onde todo detalhe faz diferença.

Mas sei colocar prioridade, então se preciso faltar no Jiu-jitsu para fazer algo mais importante, vou faltar sem peso na consciência.

"A man who views the world the same at fifty as he did at twenty has wasted thirty years of his life." — Muhammad Ali.