Quem é você e o que faz?
Meu nome é Demian Borba, nasci em Curitiba e atualmente sou Product Manager na Adobe em San Francisco, no time de UX Design, liderando a criação do aplicativo Project Comet. Me formei em Desenho Industrial em Curitiba e depois em Ciência da Computação em Alagoas. Sou especialista em Design Thinking pela Universidade de Stanford e já treinei (e aprendi com) muita gente em Design e em programação mobile. Ah, amo surfar, mas em San Francisco fica meio difícil porque é bem frio e 'parece' que existem tubarões.
Comecei a programar em 1998 em ActionScript e JavaScript. Durante os tempos de faculdade fiz diversos freelas e estágios em agências de propaganda. Iniciei a carreira profissional para valer em 2006 como Web Developer na MPP Solutions no Rio de Janeiro, onde trabalhei em sites da Coca Cola, Oi e Ipiranga. Depois fui para a California estudar na University of California San Diego onde passei 9 meses 100% dedicado a estudar Business, Marketing e Project Management. Este curso me deu direito a trabalhar nos Estados Unidos por um ano, através de uma permissão de trabalho conhecida como OPT. Durante essa permissão comecei a dar aula de Web Development em 2 colleges (Platt College e Art Institute of California). Já tinha organizado treinamentos e eventos no Brasil (como o Adobe Camp Brasil), então literalmente fui lá e bati na porta deles. O inglês não era tão fluente mas mesmo assim a vontade de sair da zona de conforto foi maior, foi onde mais evolui meu inglês.
Durante o dia trabalhava como Web Developer na EFM, onde fiquei até 2010 e quando ocupava o cargo de Interactive Director. Neste mesmo ano, consegui entrar na UC San Diego como professor do Digital Arts Center, sai da EFM e abri minha startup em San Diego, a Action Creations, criando sites e aplicativos para marcas como Oakley, Adobe, BlackBerry e Cinemark. Em 2012, minha vida virou de cabeça para baixo quando ganhei um dos maiores hackathons dos Estados Unidos e recebi uma proposta para trabalhar como Developer Evangelist na BlackBerry. A economia dos Estados Unidos não estava boa ainda, aceitei a proposta e voltei para o Brasil, onde trabalhei 2 anos viajando o mundo como evangelista. Em 2014, depois de ministrar vários treinamentos de Design Thinking e Mobile Development, já desanimado com o Brasil, mas super feliz em estar casado com a empreendedora Paula e ser pai da Maya, me mudei novamente para a California, agora em San Francisco, para trabalhar como Developer Advocate na Braintree, uma empresa do PayPal com clientes como Uber e Airbnb. Depois de 8 meses, viajando muito, longe da minha esposa e filha, decidi achar um emprego 'normal'. Foi aí que apareceu a oportunidade de entrar para a Adobe.
Na Adobe em San Francisco finalmente tenho uma rotina (trabalho das 8am às 5pm), tenho fins de semana e posso dizer que é o melhor emprego que já tive na vida, cercado de engenheiros e designers brilhantes. Estamos criando um novo produto para o mundo de UX, completamente do zero, criando novas rendering engines, repensando cada ferramenta e tendo a oportunidade de ouvir muito o consumidor final. Usamos metodologias como Scrum e Design Thinking na parte de planejamento/gerenciamento, além C++ e JavaScript para desenvolver o Comet.
Qual hardware você usa?
Atualmente uso um MacBook Pro de 13 polegadas com 16GB de RAM, pois é leve para viagens e mais poderoso que o MacBook Air. Na minha mesa tenho um Apple Display como segunda tela. Como filmo e edito muitos videos para o programa de prerelease do Project Comet, uso um HD portatil bem pequeno de 1TB para não sobrecarregar o HD do computador. Para filmar os videos na Adobe, depois de pesquisar e testar muitas câmeras, passei a usar uma Panasonic Lumix GH4 que filma 4K, com duas lentes Sigma, uma 50mm 1.4 e uma 30mm 1.4 com metabones. Uso muito pouco o mouse (vício da vida de desenvolvedor), mas agora criando um produto para UX designers, estou tendo que 'reaprender' a usá-lo.

Meu telefone é um iPhone 6S (fornecido pela empresa) e também tenho um iPad Air que uso de vez em quando. Mas em casa tenho um Nexus 5 com Android e alguns smart watches (Samsung Gear S, S2 e um Apple Watch), pois ainda desenvolvo apps como projetos pessoais, como o app do relógio que fiz recentemente para a World Surfing League, criado com Angular e Node para o sistema operacional Tizen. Gosto dos fones de ouvido da Bose (trabalho muito ouvindo Spotify). Outro item indispensável quando coloco o chapéu de antropologista no mundo de Product Management é a caneta Live Scribe que me permite gravar as reuniões e sincronizar o áudio com anotações do caderno, muito útil na fase de desempacotamento de dados do Design Thinking.
Vou e volto para o trabalho com um skate elétrico, e na Adobe minha mesa sobe e desce, gosto muito de trabalhar em pé, pois é bom para os músculos da perna (e ajuda a diminuir a 'velha pancinha').
Qual software você usa?
A Adobe é uma empresa que desenvolve software, então apesar de ter mudado de cargo (de Developer Advocate para Product Manager), continuo usando muitas das mesmas ferramentas.
Gerencio o backlog do Project Comet no Pivotal Tracker, as issues e o código ficam em nosso Git Corp interno, uso o iTerm com oh-my-zsh, Homebrew para instalar praticamente tudo, XCode para buildar o projeto, Adobe Brackets para HTML+CSS mas confesso que estou animado com o Visual Studio Code. Trabalho no WebStorm para os projetos com Angular e Node. Na Adobe, escrevemos muitos testes e usamos grunt para automatizar as tarefas.
Para comunicação uso o Outlook (que está fantástico para MacOSX e iOS, disparado o melhor cliente de email na minha opinião). O time todo usa o Slack intensamente com várias integrações com github, twitter, pivotal etc. Recentemente fiz uma palestra em Los Angeles contando sobre o que é ser um Product Manager na Adobe.
Faço os meus designs com o Comet, Photoshop e Illustrator.
Edito os videos no Premiere e uso muito o plugin FilmConvert para fazer os ajustes de color-grading, além do After Effects para motion design.
Minha carreira de 2006 até 2011 foi praticamente toda em cima do ActionScript, mas no fim de 2011 já comecei a focar em JavaScript. Meu stack principal hoje engloba Angular, Webpack e Node. Trabalho com Cordova e Ionic para os projetos mobile. Não preciso de muito mais para resolver os 'problemas' que aparecem.
O que te motiva a fazer o que faz?
Sou movido a desafios e a aprender. Se um dia eu parar de aprender acho que entro em depressão. Também amo ensinar, pois é onde aprendo mais, e ver a evolução dos alunos é algo impagável, altamente gratificante. O NÃO todos já temos, então porque não tentar algo novo? Lógico que sempre com planejamento e um bom plano B (confesso que no começo eu usava a energia do plano B para melhorar o plano A haha).
Sou muito grato aos meus pais, a todos os mentores e aos alunos que tive ao decorrer da minha carreira e hoje posso dizer que nunca estive tão contente com o trabalho que tenho. Não é um trabalho, é algo que faria no tempo livre. Criar algo novo, gerando empatia, validando e aprendendo diariamente, não tem preço.
Um dos maiores aprendizados que tirei da vida é: esforço + aprendizado = sucesso! Simples assim. E existem vários estudos que provam que quanto mais 'forçamos' o cérebro, mais conexões entre os neurônios são formadas e mais 'inteligentes' ficamos.
Um desejo?
Hoje tenho uma família linda (esposa, filha, pais, irmão, primos, tios) e estou muito realizado profissionalmente, não quero ser milionário nem ter que passar por cima dos outros para crescer. Um dia penso em ensinar programação para crianças no Brasil que gostem de matemática.
Meu desejo é amanhã ser uma pessoa melhor que fui ontem, compartilhando e tendo saúde. Ah, quero ser um bom pai/marido e um dia quero voltar a morar em San Diego aqui mesmo na California, para poder surfar mais frequentemente e curtir o por do sol que só existe em Sunset Cliffs, sempre colocando a família em primeiro lugar!