setup #18

Quem é você e o que faz?

Meu nome é Ariadne Gomes, mas a maioria das pessoas me conhece por Dine e sou de São Paulo. Comecei a mexer em computadores pela primeira vez quando tivemos um Hotbit (MSX) em casa. Me lembro de copiar os códigos de uma apostila de Basic sem saber o que estava fazendo direito, mas aprendi como “desenhar" na tela. Depois me divertia horas fazendo cartelas para os vídeos da família e edição usando toca-fitas e vídeo cassetes. Acho que foi aí que começou uma “inception”.

Depois disso só voltamos a ter computador em casa quando apareceram os primeiros provedores de internet por aqui, então não peguei a época da BBS (droga!). Na época me interessei por montar computadores, mas acabava sempre pegando peças do computador de casa para trocar por melhores, deixando meus pais malucos. Escolhi fazer colegial Técnico em Processamento de Dados. Foi aí que comecei a me interessar por desenvolvimento de sites. Mesmo na escola não tendo muitas aulas em laboratório com computadores, eu copiava códigos no caderno. Depois chegava em casa e brincava de criar sites usando o editor HotDog, Photoshop versão 3 ou 4 (já nem me lembro), colecionava gifs de site em construção e lembro de fazer algumas coisas no falecido Geocities.

Eu ainda estava no colégio e já fazia estágio quando engravidei. Cuidei da minha filha e não deixei de estudar e trabalhar. Foi puxado mas foi incrível também. Depois prestei vestibular para Ciência da Computação em várias universidades mas, mesmo passando em algumas, decidi de última hora que seria mais interessante variar e me formei em Design Digital. E foi dessa união dos conhecimentos do colégio e faculdade que descobri o que eu queria e gostava de fazer da vida.

Já trabalhei em startup, em uma empresa com vários desenvolvedores trabalhando junto no mesmo projeto, usei CVS, Homesite e TopStyle, depois trabalhei em agências de publicidade digital, usei bastante TortoiseSVN e Notepad++, voltei a trabalhar em startup, comecei a usar OS X e TextMate, voltei pra publicidade, trabalhei em produtora. Agora estou na F/Nazca, que é uma agência onde temos abertura para fazer diversos tipos de projetos que vão além da web. Somos uma equipe enxuta, mas com a ajuda de parceiros conseguimos colocar em prática diversos projetos multidisciplinares. Claro, também fazemos vários emails marketing e sites responsivos com parallax.

Qual hardware você usa?

Já usei Linux, Windows e Mac e hoje prefiro trabalhar com o último. No trabalho uso um Mac Pro 2009 2.66GHz 8GB e um fone Urbanears. Fone é uma coisa bem importante para sua produtividade. A máquina é desktop, mas meu iPad Mini resolve para ir em reuniões. Em casa e outros lugares que preciso, levo meu MacBook Pro 13" Core i7, com 8GB de RAM e 256GB de SSD.

Workspace de Ariadne Gomes.
Workspace de Ariadne Gomes.

Em casa também tenho um Apple Keyboard, Magic Trackpad e um monitor Samsung 22', mas tenho usado mais o notebook solto ultimamente. Uso caixinhas de som bluetooth UE Mini Boom. Não saio de casa sem meu iPhone 5C e meu Power Bank.

Qual software você usa?

Para navegar e debugar uso o Chrome com o Dev Tools e algumas extensões como PageSpeed, Window Resizer e ColorZilla. Para codar, geralmente uso Sublime Text com diversos plugins como Emmet, SublimeLinter, GutterCollor e HTML5. Usei o PHPStorm durante o trial, ele parece ótimo, mas me irritei com a demora para abrir. Dependendo do projeto vale a pena.

Uso o GitHub como cliente de Git e no servidor GitBlit, mas alguns projetos ainda estão no SVN. Também usamos Basecamp para gerenciamento de projetos.

Uso o iTerm como terminal e tenho utilizado Yeoman (com Grunt e Bower). Não consigo mais fazer projetos sem pelo menos usar Sass ou Less, às vezes uso só o Compass. Para alguns projetos também usamos a dupla VirtualBox + Vagrant.

A maioria dos projetos recentes são em PHP + MySQL. Utilizo bastante o phpMyAdmin e para alguns projetos também o Wordpress. Tenho usado muito Bootstrap e Font Awesome. Enfim, a vantagem de ter vários projetos diferentes é que podemos sempre aproveitar para testar alguma nova ferramenta/framework/plugin, então também já utilizamos Angular, Laravel, Raphael, etc.

Acesso bastante o Analytics. Para testes tenho o Firefox, Safari e Opera. Para Internet Explorer estou usando o Microsoft Remote IE.

Para salvar arquivos na nuvem em geral uso Dropbox e para documentos o Google Drive, por causa do Google Docs.

Uso o Feedly como leitor de feeds. Para bookmarks uso o Diigo. Agenda no Google Calendar. Para ouvir música uso o Spotify e ver filmes o Netflix. Também uso o Kodi (antigo XBMC) para a TV.

O que te motiva a fazer o que faz?

Eu acredito que a tecnologia pode e vai melhorar a vida das pessoas em vários aspectos e eu gosto muito de usar o que sei para influenciar, ajudar e fazer acontecer. Gosto da sensação de solucionar problemas (sem gerar novos, de preferência hehehe). Também acho muito inspirador trabalhar com pessoas inteligentes e competentes, a troca de conhecimento é sempre fonte de inspiração e aprendizado. Essa profissão em geral também te dá mais liberdade para trabalhar a qualquer horário e de qualquer lugar.

Um desejo?

Sempre tive um sonho de experimentar viver em outra cultura, estudando e/ou trabalhando fora do país. Mas claro, preciso de muito planejamento para que minha família também tenha uma boa experiência disso tudo. Não quero nunca perder a vontade de aprender coisas novas e se possível fazer algo notável. Gostaria de ajudar em projetos open source, influenciar mais pessoas, quebrar preconceitos. Tentar criar um mundo melhor para minha filha e uma filha melhor para o mundo. Correr mais, ler mais. Superar minha semi-timidez. E ignorar o bullying que vou sofrer quando essa entrevista entrar no ar. :)