setup #19

Quem é você e o que faz?

Meu nome é Ricardo Tomasi, trabalho com a web desde 2004, quando ainda cursava Publicidade & Propaganda. Tive contato com DOS, Clipper, BASIC e outras linguagens de programação na adolescência, e mais tarde aprendi HTML pra publicar minha página na Geocities. Quando comecei a trabalhar em pequenas agências, fazendo um pouco de tudo, a skill de webdesigner estava em alta e se tornou meu foco.

Passei pelo Terra em 2008, lá tive a oportunidade de aprender javascript a fundo, além de tempo livre o suficiente pra ler o source do jQuery inteiro, escrever meu próprio micro-framework, e enviar uma quantidade excessiva de emails ao grupo jquery-dev.

A partir de 2010 trabalhei na Grifo, parte de uma equipe obcecada por acessibilidade, usabilidade, performance e qualidade de código – por uma feliz coincidência, Marcelo e Vitor ainda trabalham comigo hoje. Foi onde desenvolvi meus primeiros projetos em node, comecei a colaborar com open-source e participar de conferências na área.

Também fui freelancer por alguns anos, primeiro trabalhando com PHP e Wordpress, mais tarde criando produtos para startups com nodejs e backbone.

Hoje sou client-side developer na Booking.com em Amsterdam, onde trabalho com uma quantidade absurda de pessoas geniais.

Qual hardware você usa?

No escritório tenho uma standing desk com um Macbook Pro Retina 13", conectado a dois monitores Dell P2214H IPS: um monitor para o browser/email/chat, e outro na vertical para o terminal e editor de texto. Uso o [Apple Wireless Keyboard][apple- keyboard] e um Magic Trackpad no lugar do mouse.

Workspace do escritório.
Workspace do escritório.

Tenho na mesa um fone de ouvido Roland DH-200S que usava no meu home studio em tempos passados; o clássico Porta Pro, que também serve como protetor de ouvido quando estou pedalando; um Etymotic MC5 in-ear, ótimo para viagens; e Apple EarPods, surpreendemente bons para o tamanho/preço, e o par mais confortável de todos.

No ano passado ganhei de amigos uma Jawbone Jambox que tem um aúdio muito bom. Em casa também tenho um mouse Razer Deathadder e um mousepad Roccat Taito, que uso pra ler posts no Facebook.

Meu celular é um iPhone 5S com um plano 4G de 6GB. Também sou dono de um iPad modelo 2010 que serve como player de vídeo pra minha filha de 2 anos.

Levo o laptop numa mochila Victorinox Altmont, que continua inteira depois de dois anos de uso diário e muitos puxões pelo zíper.

Mantenho backups de projetos e arquivos importantes no Dropbox, e assino o BitCasa para backup de fotos e arquivos mais pesados, mas ainda estou em busca de uma alternativa melhor. Ouço música no iTunes Match, ShinyGroove, e Rdio quando estou na rua.

Qual software você usa?

Meu laptop roda OSX Yosemite, com Flashlight para plugins do spotlight e o Slate window manager.

Escrevo Javascript a maior parte do tempo, além de templates, HTML, CSS, shell/bash/perl. Uso CoffeeScript em projetos pessoais ou scripts/ferramentas pequenos, aos poucos migrando para ES6. Meu editor de texto é o Sublime Text 3, com plugins como GitGutter, Hayaku, LiveStyle, rsub e SublimeLinter. Meu tema atual é o SpaceGray + base16 ocean dark.

Substituí o Terminal.app pelo iTerm2, também com um tema base16. Poder usar cmd+click para abrir arquivos é muito prático. Meu cliente de IM é o Adium, que me deixa constantemente surpreso com a falta de um client XMPP decente, junto com o Messages.app para iMessage e SMS.

Leio email no falecido Sparrow, apesar de já ter comprado também o Airmail, que não dá conta do volume de emails do trabalho. Tenho sempre dois browsers abertos, Chrome para desenvolvimento e o Safari para uso pessoal. Ocasionalmente uso Firefox Aurora.

Sempre fui fã do Fireworks, que ainda uso em alguns casos, mas atualmente meus editores preferidos são o Sketch e Pixelmator. Utilizo ImageOptim, quando não volto ao Fireworks pra otimizar manualmente. Crio slides para apresentações no Keynote ou em HTML/texto. RescueTime está sempre rodando no background, e me dá uma idéia de como estou usando meu tempo.

As primeiras libs que adiciono em qualquer projeto são um event emitter como Emmy, e Underscore. Uso Rye no lugar da jQuery sempre que possível. Há pouco tempo achava que component seria o package manager do futuro para front-end, mas tenho preferido o browserify. Sou adepto do Backbone, Ractive e Vannila JS. Costumo automatizar tarefas com um shell script, um Makefile, flour ou Gulp, dependendo da audiência.

Uso o git para versionamento de código, com a adição de alguns aliases e comandos.

O que te motiva a fazer o que faz?

Poder transformar idéias em algo concreto em pouquíssimo tempo é algo que eu ainda considero mágico. Profissionalmente, meu objetivo é sempre criar a melhor experiência de uso possível. Fazer isso ao mesmo tempo em que entrego algo com uma utilidade real para as pessoas é a minha maior motivação.

Vista da janela da casa de Ricardo Tomasi.

Também acredito muito na filosofia open-source, na criação de comunidades e na troca de experiências, seja no trabalho, via conferências, blog posts ou no bar, e que compartilhar código e conhecimento é net positive para a humanidade.

Um desejo?

Um dos meus sonhos é morar numa cabana no interior, em uma área com florestas, montanhas e lagos - e que tenha banda larga. Dedicaria meu tempo a projetos open-source, desenvolvimento de jogos e projetos experimentais, quando não estivesse passando o tempo com a família :)