setup #12

Quem é você e o que faz?

Meu nome é Miller Medeiros, nasci em Julho de 1985 em Leopoldina, Minas Gerais, mas minha família mudou-se para Belo Horizonte no ano seguinte, onde permaneci até os 23 anos de idade.

Estudei na Escola Técnica de Formação Gerencial (SEBRAE) durante o segundo grau e me formei em Design Gráfico pela UEMG.

Minha história com o Design/Programação começou aos 14 anos de idade, quando fiz meu primeiro site no FrontPage por diversão. Depois disso nunca mais parei de fazer sites e "brincar" no Photoshop, mas o hobby só ficou sério após entrar na faculdade.

Um pouco antes de terminar a faculdade (final de 2008) eu estava trabalhando como Diretor de Arte, mas desde o início da faculdade sonhava em trabalhar e/ou estudar fora; então resolvi mandar meu portfólio para os 9 escritórios de Web Design que eu achava mais legais no mundo e acabei sendo chamado para fazer estágio em 3 deles (Firstborn, Big Spaceship e Fantasy Interactive). Tranquei minha matrícula e me mudei para Nova York. Minha ideia inicial era ficar 6 meses na Firstborn e 6 meses na Big Spaceship, mas acabei sendo contratado na Firstborn; resolvi mudar para a área de programação e morei em NY por 2 anos.

Tive que voltar para o Brasil para terminar a faculdade e renovar o visto, e decidi ficar. Mudei para São Paulo em 2011, onde vivo até hoje. Continuei trabalhando remotamente para a Firstborn até o final de 2013, e atualmente trabalho para a Mozilla no Firefox OS (também remoto), principalmente no desenvolvimento dos aplicativos de calendário e alarme.

Qual hardware você usa?

Durante muitos anos eu fazia piadas com pessoas que usavam Mac, achava que era somente um símbolo de status e/ou para pessoas que não sabiam mexer no computador. Mas, quando estava voltando pro Brasil, resolvi comprar um MacBook Pro já que iria trabalhar em casa e teria que testar os sites no maior número de browsers. Acabei acostumando e aprendendo a usar bastante o terminal, então hoje em dia acho difícil voltar para um PC.

A Mozilla fornece laptops para todos os funcionários e eu acabei optando por um Macbook Pro Retina 13" (top de linha), antes eu tinha um 15" (não retina) mas como tenho viajado bastante e tenho um monitor externo Dell Ultrasharp U2311H achei que o laptop menor seria mais prático (e realmente é). O 15" faz mais sentido se você usa bastante o Photoshop (os painéis ocupam muito espaço), mas hoje em dia eu trabalho em aplicativos para celular e preciso de uma área bem menor na tela durante o desenvolvimento. Pretendo comprar um monitor maior de 27" no futuro e parar de usar o laptop como segundo monitor.

Tenho um mStand da Rain Design para apoiar meu laptop e usar como segundo monitor, e uso uma porrada de livros para deixar tanto o monitor quanto o laptop mais altos.

Setup com que Miller programa maior parte do tempo.
Setup com que Miller programa maior parte do tempo.

Eu uso um teclado wireless da Apple que comprei uns 4 anos atrás, mas sou doido para ter um teclado mecânico fodástico, como o CODE. Optei pelo Apple por que ele é exatamente como o teclado do laptop, então não confundo as teclas quando tenho que viajar. Uso o teclado para a maioria das tarefas, mouse mesmo só para navegar na internet e quando preciso usar o Photoshop. Eu tinha um Logitech Performance MX que eu adorava, mas começou a falhar depois de uns 2 anos de uso, então comprei um modelo mais "simples", um Logitech M510.

Também tenho uma cadeira Aeron da Herman Miller que é extremamente confortável. Como fico sentando durante a maior parte do dia eu estava sentindo formigamento no pé/perna, depois que troquei de cadeira nunca mais senti. De vez em quando coloco meu laptop no balcão da cozinha e trabalho em pé por alguns minutos para mudar um pouco a posição.

Agora o mais fundamental é um fone de ouvido in-ear que bloqueie o barulho. Sou meio hiperativo, então de vez em quando preciso de ouvir um som pesado para poder focar. Uso um Shure SE215, som bem limpo e isolamento acústico muito bom. Sei que existem melhores, mas quando comprei achei que esse tinha o melhor custo/benefício (e já tive outro Shure antes). Essa é uma coisa que quando acostuma é difícil usar algo inferior, então não recomendo investir muita grana, senão você vai ficar "chato" e a durabilidade de fone de ouvido é muito limitada (os meus costumam durar uns 3 anos, mas eu cuido muito bem, sei que a maioria dura bem menos).

Qual software você usa?

Uso o MacVim para programar e escrever, depois que acostuma com o Vim é difícil usar qualquer outro editor/IDE.

Sempre tenho pelo menos uma seção do iTerm 2 aberta, uso o terminal para quase tudo, e até hoje acho que o Finder é a pior coisa do OS X. Algumas ferramentas fundamentais na minha linha de comando: z, ack, http-server, jshint e replace (haters gonna hate).

Eu uso o Firefox Nightly como meu navegador padrão e tenho utilizado muito o Style Editor durante o desenvolvimento do CSS — eu adoro o fato do retorno ser imediato e poder salvar as alteração diretamente para o computador, tenho feito 99% do CSS direto no browser.

Uso git para versionamento dos arquivos sempre que possível, SVN só se não tiver outra escolha. Levei um bom tempo para aprender, mas valeu todo o sacrifício, mudou complemente minha maneira de trabalhar. A flexibilidade que o git proporciona é incrível, principalmente quando você tem que manter múltiplas versões do mesmo projeto e/ou tem que trabalhar em múltiplas funcionalidades em paralelo. Hoje em dia faço muito malabarismo com os commits e consigo resolver a maioria dos problemas sem precisar de recorrer ao StackOverflow \o/

No Firefox OS usamos o Make para automatizar todas as tarefas. Nos meus projetos pessoais (e nos projetos antigos) eu utilizo scripts em node.js ou shell, caso o script seja simples. JavaScript é minha linguagem favorita e a que tenho mais experiência, então acho mais produtivo escrever os scripts em node.js na maioria das vezes.

Uso IRCCloud para comunicar com a minha equipe e também para os meus projetos open source, principalmente pelo fato dele salvar o histórico das conversas mesmo que você não esteja conectado.

Uso o Dropbox para armazenar arquivos que eu possa precisar acessar de outro computador/celular e Backblaze para backup de todos os arquivos.

Outro app simples que é bem "mão na roda" é o Notational Velocity, uso sempre que preciso escrever lembretes rápidos e deixo ele salvar os .txt na minha pasta do Dropbox para depois acessar no celular se precisar.

Eu tenho um gist com os comandos que usei para fazer o setup do meu mac, lá tem mais alguns softwares e dicas de configuração.

O que te motiva a fazer o que faz?

Eu gosto muito de aprender, solucionar problemas e de me sentir útil. Durante um bom tempo minha maior motivação foi o aprendizado, eu queria aprender o máximo possível; com o passar do tempo minha motivação passou a ser fazer projetos que eu tivesse orgulho; depois minha motivação mudou para escrever o código de uma maneira que outras pessoas pudessem entender e que pudessem manter a aplicação sem a minha ajuda; hoje em dia acho que o que mais me motiva é solucionar problemas sem causar novos problemas, já que considero isso um dos maiores desafios da nossa carreira.

Programar é igual resolver um quebra-cabeças, pode ser estressante em alguns momentos mas a sensação de superação e saber que você foi capaz de resolver o problema dentro do prazo é muito gratificante. Também é muito bom saber que você está evoluindo a cada dia.

Um hobby?

Sempre tento fazer outras coisas que não seja programar (correr, tocar guitarra, ler, mountain bike, patins, escalada, assistir séries/filmes, brincar com o meu cachorro) mas meus projetos open source ainda são o meu maior hobby.

Alguns dos meus projetos, principalmente o MOUT e esformatter, possuem problemas bem interessantes que me distraem por horas. Também são uma boa forma de aprender coisas novas e exercitar o raciocínio lógico.

Melhorei muito minha habilidade como programador quando comecei a escrever minhas próprias soluções ao invés de recorrer a plugins/frameworks, passei a entender mais como as coisas funcionavam e adquiri bastante experiência. A prática é fundamental.

Nos últimos meses dei uma diminuída no ritmo, tenho programado bem menos, já que estava ficando bem estressado, mas agora estou voltando aos poucos a contribuir com os projetos, em média uns 2-3 dias por semana (1-2h por dia). Quem sabe um dia eu volte a programar todos os dias?