Quem é você e o que faz?
Sou Daniel Filho, sou de Americana mas em 2007 tive uma ótima oportunidade de trabalho e vim pra São Paulo, trabalhar como desenvolvedor Front-End (lá chamam (ou chamavam até ano passado) de webmaster!!!1!onze!), na área de conteúdo. Criei estações e canais, fui líder dos núcleos de internet móvel, blogs e redes sociais (interação), e migração do CMS, além de muitos outros trabalhos mais sortidos. Também passei pelo R7.com, no time de arquitetura, onde o trabalho era mais focado em soluções internas como plataformas e sistemas de gerenciamento de conteúdo, e pelo iG onde trabalhei por 3 anos.
Hoje, trabalho no NetShoes como analista de interface e front-end. Também participo de um projeto como "Core Team Front-End Engineer", de uma startup de Seattle chamada MakeMe, onde cuidei de todo o front-end do projeto e também de alguns designs do app que, em breve, será lançado. Além disso, também sou um dos managers do GDG-SP (Google Developer Group).
Qual hardware você usa?
No trabalho: Um MacBook Pro 17" Core i7, Magic TrackPad, Apple Keyboard com teclado numérico (com fio), um monitor Dell 23" (para dual screen), para os códigos. No trabalho uso um fone de ouvido Sony MDR-V150.
Em casa: uso um MacBook Pro de 13" i7 com 8GB de RAM, um SSD (que hospeda o sistema e apps) de 250GB e um HDD de 500GB (que fica todo o resto). Uso no dia a dia um Magic TrackPad, mas quando vou jogar (sou viciado em jogos First Person Shooter!), uso um mouse Logitech m500 (com fio) e um mousepad Razr "Battlefield 3 edition ". Como teclado, uso o Apple Keyboard com teclado numérico e (com fio) (não gosto de periféricos sem fio). Também uso um monitor externo Dell UltraSharp U2713HM de 27"".
Pra som eu sou meio maníaco. Eu já fiz curso de produção musical e tive uma banda durante 10 anos, então sou meio (bastante) enjoado pra isso. Pra caixa de som, tenho um Bose Companion 5 para ficar "fixa" em casa, e uma Jawbone Jambox, pra levar pros lugares. Além disso, sou o "louco dos fones de ouvido". Tenho o Sony MDR-V150 que comentei, dois Apple EarPods, um [Bose QuietComfort 15][bose- quietcomfort], um JVC HARX300, um [Philips SHP2500][philips- phones], um Sony Pulse USB para jogos e um Beats by Dr. Dre Solo HD. Não me julguem.
Também uso um microfone Behringer C1U pra gravar o Zone of Front- Enders.
Como dispositivos móveis, tenho minha linha principal em um iPhone 5 com iOS 7. Minha linha secundária, que fica mais como um telefone fixo em casa, uso um GeeksPhone Keon Developer's Preview com FirefoxOS instalado. Tenho também um iPad 2.
Minha mochila é uma Chrome Orlov preta, 100% impermeável. Morar em São Paulo exige isso :)
Qual software você usa?
Apps. Vou me controlar neste tópico! :D Como navegador, tenho sempre o principal, mas como todo desenvolvedor front-end, vivo usando uma feature de um, outra de outro e por aí vai, pra ter o melhor de todos os mundos. Meu navegador padrão é o Firefox, secundário é Opera, depois Chrome, depois Safari.
Meu cliente de e-mail é o AirMail, para Twitter, uso os aplicativos oficiais (OS X, iOS e o webapp para FirefoxOS).
Como leitor de feeds, estou experimentando vários, uma vez que o Google matou o Google Reader. Uso o cliente NetNewsWire no OS X e o Reeder no iPad. Como organizador de tarefas, uso o Workflowy, como aplicativo de escritório, uso o LibreOffice. Para editar meus códigos, uso o Sublime Text com alguns plugins: GitGutter, Git, CDNJS, IndentGuides, TernJS, SASS e SublimeLinter.
Em todo caso, meu principal aplicativo para desenvolvimento, além do editor, é o iTerm 2. Me sinto de mãos atadas sem um terminal sempre disponível. Então tenho algumas ferramentas que orbitam entre ele, como o DTerm que você aciona uma sequência de teclas de atalho e pode executar qualquer comando shell, se estiver no finder, ele executa aquele comando naquela pasta. Também uso o Shuttle que você cadastra todos os seus servidores para fazer SSH (locais, remotos, vagrant etc.)
Para desenvolvimento, uso cada vez menos o jQuery. A evolução do JavaScript e da adoção de navegadores modernos traz cada vez menos a necessidade desse cara, apesar dele ser ótimo para aprendizado e continuar trazendo novos desenvolvedores para o "front". Como versionamento, uso git. Tenho uma conta micro no GitHub, também uso BitBucket para alguns freelances. O cliente que uso é o nativo, da shell. Aliás, uso zsh como shell.
Algo bem legal de citar do meu processo de desenvolvimento é o uso de ferramentas de build e de deploy. Ando falando bastante sobre essas ferramentas e métodos. Acho importante trazer o desenvolvedor front-end cada vez mais pra perto do desenvolvedor ops. Saber como lidar com o seu projeto depois dele estar pronto. Utilizo o GruntJS para executar receitas como string-replacement, minificar, concatenar, rodar testes e todos os assuntos relacionados a isso. Para fazer o deploy em produção, uso o Capistrano. Como ambiente virtual, uso o Vagrant. Hospedo meus projetos no Digital Ocean.
O que te motiva a fazer o que faz?
É paixão. Amor à primeira vista. Eu sempre comento no Zone Of Front- Enders e com os amigos, que me pagam pra eu fazer o que gosto. Deve ser a mesma sensação de um jogador de futebol, ou de alguém que faz resenha de jogos. Pra mim, é divertido abrir o editor e começar a mandar códigos. Agora, com esses convites para poder palestrar, consigo aprender duas vezes só de poder passar meu conhecimento pra frente.
Um herói?
Meu tio. Mas não conta, né? :D Pra mim, uma grande inspiração é Carl Sagan. Dos livros ao seriado de televisão, tudo que ele faz é ponderado e inteligente. Ele consegue ser ateu, cético, passar sua palavra e respeitar todas as pessoas. Te explica o que é a quarta dimensão usando um Tesseract (ou hipercubo), de maneira simples. Faz as coisas mais complexas do mundo, como o universo, parecer algo simples. E prova que realmente é.