Quem é você e o que faz?
Meu nome é Bernard De Luna, nasci em 1984, em 1998 criei o meu primeiro website amador sem imaginar que o resto da minha vida seria ao redor disso, a partir daí minha vida nunca mais foi a mesma. Em 1999 criei meus primeiros sites remunerados, acredito que naquele ano ganhei uma fortuna de 600 reais desenvolvendo em torno de uns 4 sites, crossbrowsers e flexíveis através de tables e hacks para funcionar tanto no Internet Explorer quanto no Netscape.
A partir de 1998, aprendi muitas coisas diferentes, me formei em publicidade, estou terminando minha pós em Marketing Digital, me especializei em Front-end, e depois em Design. Passei alguns anos fazendo muitos projetos para fora do Brasil, além de atender agencias e outras empresas, gerando códigos rápidos e resolvendo problemas de renderização em browsers. Sempre preferi atuar na área de inovação ao invés de sites institucionais, assim trabalhei 4 anos em uma empresa de software web, depois fui um dos responsáveis por transformar o portal do Jornal do Brasil em um site mais acessível, semântico e rentável, fazendo inclusive ultrapassar em faturamento a publicidade no jornal impresso na época.
Anos depois fui para a Petrobras, onde passei 2 anos lá dentro criando padrões, processos e frameworks para agilizar todo o processo do time de Front-end e Design, onde atuei como team leader. Em 2010 me mudei para São Paulo, onde tive a missão de mapear toda a criação da marca e produto de uma startup de advertising online chamada Melt DSP. Atuando como diretor criativo, conseguimos criar uma ferramenta inovadora no mercado LATAM e conseguir investimento e entrar para o grupo RBS em menos de 9 meses, triplicando o quadro de funcionários e trocando 2x para locais maiores.
Por fim, em 2012 aceitei um novo desafio, voltando para o Rio de Janeiro com a missão de inovar e revitalizar o produto da Estante Virtual, passados 8 meses sem muito sucesso, entendemos que a filosofia de trabalho entre mim e a empresa não havia muita sinergia e me coloquei a disposição para novos desafios.
Todos esses anos, além das empresas, sempre atuei em workshops, consultorias, mentorias para startups, além de ter dado quase 4 anos de aula sobre front-end na Faculdade CCAA. Isso me preparou bastante para não só obter didática, como também a pensar em produto, sabendo engajar um time com sinergia, sabendo alinhar o processo de desenvolvimento ágil com inovação.
Qual hardware você usa?
Acredito que eu use todos os possíveis, possuo um iMac na minha workstation, além de um vaio com win8 e um iPad, acredito que essa diversidade é muito importante para abrir a mente. A única coisa que acho estranha na minha vida é eu não ter um macbook e um celular de ponta, talvez até o final do ano eu mude o foco de investimentos em esportes e viagens e acabe atualizando esses aparelhos, me tornando um geek completo, ou não?
Qual software você usa?
Há alguns anos que eu costumo gerenciar projetos, montando times e dando consultoria para alguns aplicativos e projetos web, assim sendo, um dos diferenciais mais interessantes que eu uso para um projeto com prazos é utilizar o diagrama de Gantt, o OpenProj, Merlin e outros ajudam muito nesse momento, assim se fizer de casa, utilizo o Merlin, caso seja um projeto com outros líderes, acabo utilizando Basecamp, se for em uma empresa que não usa Mac, acabo sugerindo o OpenProj.
O Trello é mais interessante quando no projeto ou no sprint, existem tarefas independentes, apenas para ter um overview do que está sendo feito e o que já foi terminado, porém confesso que ainda prefiro a utilização do Basecamp para isso.
O Google Docs conseguiu melhorar muito nos últimos anos, assim sendo, é uma plataforma indispensável hoje para projetos, seja internos ou externos. Por exemplo, estou no momento criando um business plan inteiro utilizando google docs (texto e planilhas).
Como estou constantemente palestrando, dando consultorias e workshops, invisto muito tempo e carinho nos slides, sempre utilizando meu lado publicitário e designer para apresentações sexy e didáticas, ferramentas como Powerpoint e Keynote são importantíssimos para isso e adoro as duas, cada uma com a sua qualidade :)
Na parte de desenvolvimento utilizo ferramentas comuns na área de desenvolvimento, como o atualmente mais querido Sublime Text 2 como editor, Github e BitBucket para versionamento e colaboração, Grunt para automatizar tarefas (muito necessário em projetos), Quando trabalho com pré-processadores, uso muito o Less app para deixar em whatch mode. Por causa do Conf Boilerplate acabei conhecendo e aprendendo a mexer com o Docpad, o qual gostei bastante da ideia, mas ainda vejo um ótimo mercado e necessidade do Wordpress para alguns projetos.
Bom, acredito que ferramentas são importantes, mas não podem restringir o profissional, precisamos sempre estar abertos para experimentar e rever conceitos, foi assim com editores, foi assim com pré-processadores, foi assim com Git, precisamos ser analistas, e isso pra mim é um exercício diário.
O que te motiva a fazer o que faz?
Inicialmente era brincar na web, criar coisas e ver elas tomando vida, desenhar, ilustrar, animar, montar. Depois de alguns anos e com mais experiência, passei a ter mais responsabilidade e o foco começou a fazer a diferença, ser um dos melhores do Brasil, ser lembrado. Quando percebi que meus cursos lotavam e tinham pessoas na fila de espera, que meus posts tinham dezenas de comentários e que estava bem indexado no google, achei que era hora de dar um passo a mais, assim minha vontade passou a querer melhorar o Brasil, dar algo em troca por todo o carinho e confiança depositada, desde então é o que eu tenho tentado fazer, e é isso que me motiva. Mais do que gastar minha loucura em algo metódico e fazer acontecer, é motivar pessoas a fazerem o mesmo e ajudar o mercado brasileiro a evoluir cada vez mais, fazer o empresário gastar cada vez mais em projetos web e garantir que seus profissionais retornarão o investimento em um projeto pica das galáxias.
O que eu quero com isso? Revolucionar, mudar a vida das pessoas, mudar o padrão brasileiro, mudar a visão que o mundo tem de nós e a visão que nós temos do mundo. Acho que tenho contribuído um pouco para isso, e isso só me faz querer cada vez mais.
Um hobby?
O meu principal hobby é exatamente não estar na web, acho que é isso que faz toda a diferença para mim. Usar meu tempo livre para desenhar, tocar bateria, tocar violão (tentar), sair para sertanejos, ter muitos amigos, andar de longboard, surfar, lutar, jogar futebol, e muitas outras coisas. É esse tipo de saída que me faz pensar no quanto tudo isso está interligado e como posso utilizar técnicas aprendidas e uma tarefa em outra, isso é excitante e ao mesmo tempo um grande desafio. Então acredito que o meu principal hobby é sempre estar me desafiando para aprender algo novo, e sem ser apenas na internet ou na profissão, na vida mesmo.
Convido a todos para aprender no mínimo 1 coisa diferente por semestre, isso vai mudar a vida de vocês e é extremamente viciante.